CDS RECOMENDADOS

Aqui é possível verificar as recomendações de CDs tanto de música vocal como instrumental. Não são reviews e sim pequenas recomendações de artístas nacionais e internacionais que produzem música original e de grande qualidade.


Total de CDs: 118.

Decrescente

Crescente

Zeli

Zeli

Título: Em movimento
Faixas: 14
Ano: 2016
Comentário: Aqui o contrabaixo definitivamente se destaca como protagonista. As composições são na maioria de Zeli e outras de ilustres como Garoto, Jacob do Bandolin, Moacir Santos, etc. As músicas deste que é o segundo trabalho solo de Zeli possuem formações instrumentais distintas e muito interessantes. Todo trabalho é repleto de elegância em músicas tanto instrumentais como vocais com canções interpretadas por cantoras como Badi Assad, Tatiana Parra e Simone Guimarães. Os solos improvisados são bastante melódicos, claros e belamente construídos pelos instrumentistas.

Zeli

Zeli

Título: Voando Baixo
Faixas: 14
Ano: 2002
Comentário: Segue o primeiro CD solo do compositor e contrabaixista Zeli. Neste trabalho com exceção de "Refúgio", todas as demais músicas são instrumentais. Merecem destaque os momentos em que o contrabaixo elétrico atua sozinho como na música "Carinhoso" e no começo de "Mulher" e "Estrada Branca" onde a condução com acordes é explorada com maestria. As música brasileira e outras mais são exploradas com temas marcantes, objetivos e com muitos momentos intimistas. Este álbum mostra um trabalho de excelente qualidade com músicas tanto de Zeli como de outros.

Zéli Silva & Vitor Alcântara

Zéli Silva & Vitor Alcântara

Título: Duo
Faixas: 9
Ano: 2009
Comentário: Eis um CD com uma formação instrumental inusitada e interessante. Se ouve o encontro do saxofone tenor com o contrabaixo tanto elétrico de seis cordas como acústico. A maioria das composições são de Zéli Silva e as demais de autores como Mozar Terra, Renato Consorte e Edmundo Cassis. O Duo tem uma sonoridade intimista como em "Volta ao mundo" onde cada detalhe faz a diferença. Os temas musicais possuem momentos de improvisação individual e tratam de gêneros variados como samba, choro, ballada, etc; além de não soarem nada repetitivos.

Yuval Ben Lior

Yuval Ben Lior

Título: Natureza urbana
Faixas: 8
Ano: 2015
Comentário: Neste interessante CD temos um pouco de música cubana, flamenca, choro, valsa, tango e muito mais através de interpretações e improvisos muito interessantes. Yuval Bem Lior compôs e arranjou todas as músicas gravadas. "Natureza Urbana" mostra uma formação instrumental bastante sugestiva onde o violão dialoga juntamente com a sanfona, violino, contrabaixo, bateria e voz. A gravação é de qualidade alta e neste álbum solo de estreia o compositor e guitarrista Lior mostra grande conhecimento e musicalidade em solos marcantes.

Vitor Katyello

Vitor Katyello

Título: Foto síntese
Faixas: 6
Ano: 2016
Comentário: Eis o primeiro CD do guitarrista e compositor Vitor Karyello que foi acompanhado por Albert Batista no contrabaixo e Helbert Santos na bateria. Aqui se ouve jazz, samba, bossa nova, funk e outros gêneros mais. Todo o álbum foi gravado ao vivo e possui vários momentos com improvisos interessantes. Merece destaque a música "Laura" com seus climas contrastantes e "Ayres" com suas melodias fantásticas. Karyello demonstra grande musicalidade em suas composições e solos nesta gravação. Segue um trabalho sucinto e objetivo com uma bela sonoridade alcançada.

Vinicius Dorin

Vinicius Dorin

Título: Revoada
Faixas: 12
Ano: 2004
Comentário: Logo no primeiro álbum solo do saxofonista e pianista Vinicius Dorin, já demonstra toda a sua grandeza nas composições, arranjos e solos improvisados. O time que gravou o CD é de excelentes músicos como Arismar do Espírito Santo, Fernando Correa, Hermeto Pascoal, Nenê, e outros mais. Este trabalho é repleto de música brasileira de altíssima qualidade que fica muito evidente em composições como "Cincando", "Escadaria" e "Gota serena", por exemplo. Merecem destaque as peculiaridades dos arranjos que permeiam toda gravação.

Ventura

Ventura

Título: Ventura
Faixas: 10
Ano: 2012
Comentário: Trio de música instrumental formado por Bruno Buzzo no contrabaixo acústico, Janice Pezoa no piano e Marcos Rocha na bateria. Neste CD ouve-se uma sonoridade objetiva, sem excessos e com bastante originalidade. As composições são próprias na maioria elaboradas por Buzzo sendo uma de Pezoa e outra de Rocha. O trabalho é cheio de solos improvisados e objetivos. Os temas das músicas são facilmente memorizáveis. Destaque para "13", "Esphera" e "Suíte", sendo esta última dividida em dois movimentos. Algumas faixas tem o acréscimo de saxofones, guitarra e violão.

Vanessa Moreno & Fi Maróstica

Vanessa Moreno & Fi Maróstica

Título: Cores vivas
Faixas: 12
Ano: 2016
Comentário: Este é o segundo CD deste curioso duo de voz e contrabaixo. Foram gravadas somente composições de Gilberto Gil e tiveram como participação especial as cantoras Fabiana Cozza e Rosa Passos. Merecem destaque os belos arranjos e os sons inusitados tirados de prato de cozinha com vassourinha, saco plástico, percussões vocais e no próprio contrabaixo acústico. Tudo para acrescentar texturas e swingue tanto nas interessantes conduções e harmonias de Fi Maróstica como nas nuances e belas peculiaridades da voz de Vanessa Moreno.

Vanessa Moreno & Fi Maróstica

Vanessa Moreno & Fi Maróstica

Título: Vem ver
Faixas: 15
Ano: 2013
Comentário: "Vem ver" é o primeiro CD de Fi Maróstica que atua com o contrabaixo e Vanessa Moreno na voz. Segue uma formação instrumental inusitada, interessante e com musicalidade de sobra. As músicas soam com muito swingue através das rítmicas exploradas e texturas muito bem tecidas pelo duo. O repertório é misturado com músicas autorais, de outros compositores e tem algumas participações de outros músicos em algumas gravações. Vale destacar a diversidade de gêneros musicais brasileiros abordados nas gravações deste álbum extremamente elegante.

Thiago Righi

Thiago Righi

Título: Aprendendo a ser só
Faixas: 11
Ano: 2008
Comentário: Duas características deste CD são o fato do band lider ser um guitarrista extremamente musical e também de ser um compositor bem criativo. Destaque para as harmonias de "Jovem há mais tempo", e o clima de "Macondo". Este álbum é repleto de música brasileira como samba, baião, xote, frevo, choro, etc. Righi demonstra em seus temas muito bem elaborados, a exploração de rítmicas interessantes e texturas diversas nos arranjos. O trabalho conta com a participação especial de André Marques no solo de escaleta em "Terceira Margem do rio".

Total de CDs: 118.

Decrescente

Crescente

Página 1 de 12