CDS RECOMENDADOS

Aqui é possível verificar as recomendações de CDs tanto de música vocal como instrumental. Não são reviews e sim pequenas recomendações de artístas nacionais e internacionais que produzem música original e de grande qualidade.


Total de CDs: 118.

Decrescente

Crescente

Sandro Haick

Sandro Haick

Título: Forró do Haick vol. 1
Faixas: 13
Ano: 2016
Comentário: Este é um CD com clássicos da música nordestina e obras de autores como Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Sivuca e outros. O trabalho instrumental foi gravado e mixado por Sandro Haick que atuou na guitarra e triângulo. Baião, xote, quadrilha e muita improvisação permeiam todo álbum que mostra a união do tradicional com elementos contemporâneos. "Forró do Haick vol.1" tem um caracter direto e vale destacar as faixas no estilo pot-pourri com duas ou três músicas tocadas na sequência e os interessantes textos inseridos após a música "Respeita Januário".

Sandro Haick

Sandro Haick

Título: Caminhando
Faixas: 12
Ano: 2006
Comentário: Logo no primeiro CD solo de Sandro Haick se verifica o grande nível das composições e arranjos. A música de abertura, "Sonhando", já diz os caminhos percorridos em todo álbum. Muitos músicos excelentes gravaram e seria difícil destacar algum. Haick é multiinstrumentista e atua na execução de vários instrumentos como bandolim, contrabaixo acústico e elétrico, percussão, guitarra, violão, voz e piano. Esta interessante produção aborda gêneros como frevo, samba, baião, choro e tudo repleto de solos improvisados que desenvolvem as composições brilhantemente.

Sandro Haick e Luciano Magno

Sandro Haick e Luciano Magno

Título: Viva Dominguinhos
Faixas: 13
Ano: 2009
Comentário: Eis o encontro de dois guitarristas que conhecem muito bem as linguagens das obras deste CD com somente músicas do compositor Dominguinhos. Haick e Magno em belos arranjos muito rítmicos e cheios de sotaque nordestino atuam com a participação de artistas como Spok, Dominguinhos, Heraldo do Monte e Guadalupe. Merece destaque o fato de cada guitarrista estar em um canal separado o que proporciona uma experiência de escuta interessante. Neste trabalho as guitarras e violões improvisam de maneira ímpar com grande musicalidade e swing.

Sergio Gomes

Sergio Gomes

Título: Cidades Imaginárias - Brasilian Jazz
Faixas: 11
Ano: 2005
Comentário: As músicas deste CD possuem temas simples e facilmente memorizáveis ao mesmo tempo em que existe elegância e arranjos bem elaborados. "Cidades Imaginárias" é um trabalho solo onde Gomes aborda a música brasileira através do maracatu, baião, frevo, samba e tudo misturado com a influência do jazz. Vale destacar a composição "Dança do Maracatu" que possui dois takes de gravação e "Chuva no Amazonas", única com texto. Os solos improvisados por todos os instrumentistas participantes são belos desenvolvimentos com melodias cantáveis.

Terra Brasil

Terra Brasil

Título: Atlântico
Faixas: 10
Ano: 2003
Comentário: Bossas, valsas e baladas como descritos na arte da capa do CD são executadas neste álbum muito bem trabalhado com músicas de Marcelo Gomes, Zeli, Sérgio Gomes, e Antonio Barker. Faz parte dos climas calmos e reflexivos a elegância nas conduções rítmicas e os arranjos. Este trabalho maduro que o Terra Brasil apresenta é fruto do alto conhecimento das linguagens empregadas nos gêneros e estilos abordados na gravação. Interessante, são os temas e improvisos desenvolvidos nestas belas composições que possuem melodias e harmonias interessantes.

Terra Brasil

Terra Brasil

Título: Mestiço
Faixas: 12
Ano: 1998
Comentário: Este trabalho que foi produzido por Gil Reyes apresenta alto nível musical por parte dos integrantes do Terra Brasil. Samba, choro, bolero, baião, maracatu, e outros mais, acompanhados de arranjos belíssimos compreendem este CD. O álbum possui duas composições com letras sendo uma novidade para o grupo. As músicas gravadas estão divididas em autorais e interpretações de compositores como Caetano Veloso, Chico Buarque e outros. Merece destaque os instrumentos de sopro que desempenharam contra-cantos bastante peculiares neste contexto.

Terra Brasil

Terra Brasil

Título: Tudo bem
Faixas: 10
Ano: 1995
Comentário: Música brasileira e elegância de sobra descrevem este trabalho do Terra Brasil. O CD conta com as participações de nomes como Nailor Proveta, Carlinhos Antunes e outros. As composições são bastantes distintas uma das outras possuindo temas muito melódicos que são desenvolvidos em improvisos à altura. O quinteto demonstra uma sonoridade madura e interessante, com arranjos simples e objetivos. Vale destacar a versão de "Insensatez", de Tom Jobim, utilizando uma condução sutilmente quebrada, o que proporciona interesse no elaborado arranjo.

Terra Brasil

Terra Brasil

Título: Terra de ninguém
Faixas: 7
Ano: 1992
Comentário: Este é o primeiro trabalho gravado pelo grupo Terra Brasil e tem como formação instrumental Sergio Gomes na bateria, Marcelo Gomes na guitarra, Zeli Silva no contrabaixo e Toninho Neves Pinto no piano. Trata-se de música brasileira bem executada e com influências do jazz. Os arranjos são muito interessantes e as composições são autorais exceto "Chovendo na Roseira" de Tom Jobim. Participaram como convidados os músicos Roberto Sion e Guello. O álbum de estreia já demonstra um trabalho com bastante propriedade e muito musical.

Thiago Righi

Thiago Righi

Título: Aprendendo a ser só
Faixas: 11
Ano: 2008
Comentário: Duas características deste CD são o fato do band lider ser um guitarrista extremamente musical e também de ser um compositor bem criativo. Destaque para as harmonias de "Jovem há mais tempo", e o clima de "Macondo". Este álbum é repleto de música brasileira como samba, baião, xote, frevo, choro, etc. Righi demonstra em seus temas muito bem elaborados, a exploração de rítmicas interessantes e texturas diversas nos arranjos. O trabalho conta com a participação especial de André Marques no solo de escaleta em "Terceira Margem do rio".

Vanessa Moreno & Fi Maróstica

Vanessa Moreno & Fi Maróstica

Título: Cores vivas
Faixas: 12
Ano: 2016
Comentário: Este é o segundo CD deste curioso duo de voz e contrabaixo. Foram gravadas somente composições de Gilberto Gil e tiveram como participação especial as cantoras Fabiana Cozza e Rosa Passos. Merecem destaque os belos arranjos e os sons inusitados tirados de prato de cozinha com vassourinha, saco plástico, percussões vocais e no próprio contrabaixo acústico. Tudo para acrescentar texturas e swingue tanto nas interessantes conduções e harmonias de Fi Maróstica como nas nuances e belas peculiaridades da voz de Vanessa Moreno.

Total de CDs: 118.

Decrescente

Crescente

Página 11 de 12