CDS RECOMENDADOS

Aqui é possível verificar as recomendações de CDs tanto de música vocal como instrumental. Não são reviews e sim pequenas recomendações de artístas nacionais e internacionais que produzem música original e de grande qualidade.


Total de CDs: 118.

Decrescente

Crescente

Andrea dos Guimarães

Andrea dos Guimarães

Título: Desvelo
Faixas: 12
Ano: 2015
Comentário: Neste que é o primeiro CD solo de Andrea dos Guimarães é possível ouvir o belo timbre de voz desta cantora e os espetaculares acompanhamentos ao piano, todos arranjados e executados pela pópria Guimarães. "Desvelo" é um trabalho bastante original ao propor uma voz entrelaçada com os contrapontos realizados na condução do piano. As músicas possuem um caráter melancólico e com exceção das autorais "Ciranda dos meninos" e "Estrada do contorno" as demais obras são releituras principalmente de autores consagrados nas canções da música brasileira.

B3 Organ Trio

B3 Organ Trio

Título: Salvem o planeta
Faixas: 7
Ano: 2012
Comentário: Neste que é o segundo CD deste trio a concepção segue com timbres variados na guitarra principalmente e com músicas influenciadas por outros estilos além do jazz. Tem participações de Patricia Marx na voz, Da Do no sax soprano e João Parahyba na percussão. Vale destacar a faixa título "Salvem o planeta" que possui a inserção de textos condizentes com a arte da capa. Este álbum é mais longo que o anterior e possui uma balada muito interessante, "Maninha". Aqui o trio explorou propostas musicais com influências do fusion e possui uma gravação de grande qualidade.

B3 Organ Trio

B3 Organ Trio

Título: B3 Organ Trio
Faixas: 8
Ano: 2009
Comentário: Segue um trio com a inusitada formação instrumental de bateria, guitarra e órgão onde a música brasileira interage com o jazz mais tradicional. As composições são divididas entre Willie Daniel que atua na guitarra e Giba Estebez no órgão. O time é completo por Humberto Zigle na bateria. O CD é curto em relação à duração e tem um caráter tradicional com temas objetivos. Os solos improvisados deste álbum são bastante diretos. As músicas são diversas e soam nada monótonas já que abordam propostas diferentes quanto a gêneros e estilos musicais.

Banda Mantiqueira

Banda Mantiqueira

Título: Com alma
Faixas: 7
Ano: 2017
Comentário: Segue um CD com arranjos divididos por Nailor "Proveta" e Edson Alves. Aqui a big band contou com a participação especial de nomes como Winton Marsalis, Romero Lubambo e outros. Vale destacar as interessantes texturas nos arranjos como o solo de clarinete e pandeiro nas composições "Segura ele" e os climas de "Stanats". Muitos momentos são destinados a solos improvisados que quase configuram em novos temas devido ao grande nível dos músicos. "Com Alma" apresenta um repertório de música brasileira com partes claramente jazzísticas e com muito refinamento.

Brasilian Octopus

Brasilian Octopus

Título: Brasilian Octopus
Faixas: 12
Ano: 1969
Comentário: Grupo formado para tocar nos desfiles da empresa Rhodia e composto por grandes músicos como Olmir Stocker (Alemão), Lany Gordin, Hermeto Pascoal e outros. Gravou apenas este álbum que possui um caráter experimental nos arranjos, formação instrumental, na própria capa do disco e composições que variam entre gêneros como samba, música latina, blues, etc. A maioria das músicas foram criadas pelos integrantes do octeto e as mesmas raramente possuem algum trecho com seções de solos improvisados, previlegiando assim, a execução dos belos temas.

Breno Ruiz

Breno Ruiz

Título: Cantilenas brasileiras
Faixas: 12
Ano: 2016
Comentário: Segue um trabalho intimista onde Breno Ruiz, logo neste que é seu primerio CD solo, mostra suas belas composições. As letras ficam por conta do poeta Paulo César Pinheiro. Ruiz com um timbre de voz peculiar também toca piano de maneira brilhante. Tem a participação especial de Mônica Salmaso e Renato Braz. "Cantilenas brasileiras" mostra a união de interessantes letras com músicas fantásticas onde a diversidade de gêneros está presente em momentos como os do lundu, maxixe, choro, modinha, etc. É notório o encontro do tradicional com o contemporâneo.

Bruno Buzzo e Janice Pezoa

Bruno Buzzo e Janice Pezoa

Título: Simbiose
Faixas: 8
Ano: 2014
Comentário: Eis um duo com uma sonoridade interessante ao juntar o piano de Janice Pezoa com o contrabaixo de Bruno Buzzo. Além dos dois as vozes de ambos atuam nas texturas abordadas nos arranjos deste trabalho. Duas músicas possuem letras e as demais são instrumentais caminhando pelo jazz, blues, balada, etc. A interação do duo é uma característica marcante neste CD e vale destacar os momentos em que os instrumentos atuam sozinhos provocando contrastes. Elegância, objetividade e musicalidade de sobra resumem claramente o que acontece neste álbum.

Bruno Migotto

Bruno Migotto

Título: In Set
Faixas: 7
Ano: 2009
Comentário: Neste CD intitulado de "In Set", com sete músicas instrumentais e sete músicos, ouvem-se belos solos nas composições que foram escritas e arranjadas por Bruno Migotto. É fácil perceber o grande conhecimento musical somente ao escutar os formatos das interessantes composições deste contrabaixista. Este álbum é repleto de qualidade na execução das músicas e vale destacar como os instrumentos de sopro dialogam entre si. Migotto mostra elegância ao executar o seu contrabaixo acústico e elétrico juntamente com um time de músicos de grande nível.

Cássio Ferreira e Rodrigo Chenta

Cássio Ferreira e Rodrigo Chenta

Título: 3136
Faixas: 3
Ano: 2017
Comentário: Primeiro CD deste duo que promove interessantes diálogos entre as guitarras tanto acústica como sólida por Rodrigo Chenta e nos saxofones soprano e alto por Cássio Ferreira. Com apenas três mas longas composições espontâneas os músicos promovem climas bastante contrastantes e tudo através de improvisações que atuam na esfera de idiomas já formatados e também com trechos ditos não idiomáticos. Tudo é executado em tempo real e neste trabalho é notória a interação e a criatividade destes improvisadores que usam sua liberdade para criar música.

César Roversi

César Roversi

Título: Entrelinhas
Faixas: 10
Ano: 2014
Comentário: Simplesmente choro de altíssima qualidade e com um belo time que acompanha César Roversi. Uma característica marcante dos arranjos é a presença do sábio uso da dinâmica e o espaço para solos improvisados, concisos e objetivos onde claramente se ouve tudo com uma excelente gravação. Com a direção musical de Zé Barbeiro, Roversi com seus saxofones soprano, alto e tenor, mostra grande conhecimento dos gêneros abordados neste CD que das dez composições, sete são próprias. Entrelinhas demonstra a boa união do tradicional com o contemporâneo.

Total de CDs: 118.

Decrescente

Crescente

Página 2 de 12