IMPRESSÕES DE RODRIGO VETTORAZZO

Esta coluna não objetiva apresentar análises técnicas sobre as músicas do álbum, mas sim impressões particulares do autor a partir da escuta do próprio, colaborando com a divulgação e a valorização da música independente no Brasil.

Total de impressões: 20.
Impressões iniciando com 'F': 1.

Decrescente

Crescente

Fernando TRZ

Fernando TRZ

Título: Vol. 1
Ano: 2015
Impressão:

Estariam tão distantes o tributo monetário e o tributo de homenagem? O primeiro é obrigatório por lei e alvo de protestos, impondo ao indíviduo o dever de entregar parte de sua renda para manter nossa estrutura. Já o segundo, por presumir-se de cara que é espontâneo, já sugere ir na total contra mão. Mas será?

Por mais que raramente alguém obrigará alguém a proporcionar homenagem a outro, muitas vezes sente-se a necessidade de prestar tributo como reconhecimento. "Isso é tão legal que eu PRECISO gravar". Precisar. Assim como o tributo federal, também pode ser alvo de protestos de quem crer que a releitura não está a altura ou os que acham que apenas o original merece valor (aaah, esses radicais...). E como no tributo monetário, quem se prestar a reler uma obra obrigatoriamente terá de doar parte de sua bagagem própria para tal feito.

O disco "Vol. 1" do TRZ Trio reúne dois tributos com uma faixa autoral de guião, "Flanando". O teclado de Fernando TRZ inicia confirmando o título da faixa: flanar é perambular sem pressa e sem rumo definido, e é exatamente esta a impressão, alguém que chegou ao ambiente despreocupado e disposto a descobrir com serenidade o que haverá a oferecer. Tem-se então o baixo de Fabiano Nunes sério e ritmado anunciando acesso, e com a bateria de Paulo Almeida inicia-se de vez o passeio. A bateria está bastante humana, visto os propositais ataques sugerindo quebrar o tempo, como quem caminha observando, decidindo, se distraindo e retomando, virando o rosto e olhando adiante de novo. Próximo aos 4 minutos o teclado mais tenso e bateria frenética formam um redemoinho que conduz aos poucos ao ato final, brando e satisfeito.

Vem então o primeiro tributo, "Malandro" de João Donato, composta em 1970. Curiosamente é a última faixa do disco "A Bad Donato", que tem no título esta gíria "bad" ainda bastante contemporânea, e na época se destacou pela fusão de MPB com eletrônica. O TRZ Trio a traz dos eletrônicos setentistas aos modernos, em timbre de teclado retrô porém com efeitos que nos recordam estarmos nos anos 2010. Graves e agudos gingam com bastante malandragem.

A esta altura o ouvinte já notou o quanto o som do trio é biológico e vivo - passa proximidade, diferente de gravações que mostram-se longínquas e remotas. O ouvinte sente estar na sala com os instrumentistas, sendo o teclado responsável pelo lúdico. Seus timbres invadem as entradas corporais de quem escuta, passa pela mente e expande as sensações e percepções.

O segundo tributo e última faixa relê uma composição advinda do início do governo militar. De 1964, "Coisa Nº 4" do pernambucano Moacir Santos, cuja original soa simultaneamente imperial e irônica. Nesta releitura de 2015 inicia-se com um ataque sombrio do teclado, e então o baixo puxando o tema cinquentenário, ainda a ser assombrado algumas vezes até entrada da bateria. Há uma fusão de estilos dentro da própria faixa, trechos bastante intrigantes e uma riqueza de variantes que, puxando a ironia da original, juntando-as bem se acomodam no termo "coisa".

Se uma obra cinematográfica completa seria aquela que o espectador se esquece de onde está sentado e participa plenamente do universo em tela, sente tensão e emoção que se mantém após o início dos créditos finais, este "Vol. 1" cumpre todas essas funções aqui migradas para a música.


Rodrigo Vettorazzo

Aos seis anos pediu um violão de brinquedo ao avô e ganhou um de verdade. Não lembra o título da primeira música que escreveu, apenas que era sobre uma ilha. De lá pra cá segue escutando, traçando linhas, realizando eventualmente oficinas de musicalização e tocando.

Total de impressões: 20.
Impressões iniciando com 'F': 1.

Decrescente

Crescente

Página 1 de 1