LIVROS RECOMENDADOS

Nesta área estão alguns trabalhos publicados que o site recomenda que conheça. Trátam-se de livros nos formatos físicos e digitais de autores nacionais que proporcionam riqueza ao saber musical através de reflexões enriquecedoras.


Total de Livros: 20.

Decrescente

Crescente

ABEMUSICA

A importancia da música para as crianças

Autor: ABEMUSICA
Editora: ABEMUSICA
Páginas: 36
Comentário: Esta cartilha aborda resumidamente algumas pesquisas norte americanas relacionadas à música no contexto da educação infantil. Com artigos de Sharon Begley e LynNell Hancock, trata de assuntos como o cérebro lógico, da linguagem e o musical; a relação e as vantagens do ensino da música comparado com o da informática. Descreve atividades importântes para o aprendizado, comenta sobre as janelas de oportunidade neste ensino e discorre sobre a melhora nas outras disciplinas escolares. Tem como objetivo promover com argumentos interessantes as aulas de música no ambiente escolar regular ao entenderem que isso aumentam tanto as habilidades intelectuais como a qualidade de vida das pessoas.

Alexandre Francischini

Laurindo Almeida: Dos trilhos de Miracatu às trilhas em Hollywood

Autor: Alexandre Francischini
Editora: Cultura Acadêmica Editora
Páginas: 257
Comentário: Este é o primeiro trabalho sério de pesquisa sobre a vida e obra do violonista e guitarrista Laurindo Almeida. Livro gerado em uma dissertação de mestrado onde Alexandre Francischini trabalha com propriedade temas que abordam sua trajetória no Brasil e no exterior através de um relato biográfico e contextual, perambulações pela música de concerto, trilhas de cinema, Jazz e Bossa Nova e o porquê do não reconhecimento devido deste importante músico no Brasil. Possui além de seis obras referenciais analisadas musicalmente, um catálogo de sua extensa discografia no exterior e em território brasileiro, entrevistas muito esclarecedoras sobre Laurindo e reflexões interessantes sobre o início da Bossa Nova.

Amilton Godoy, Paulo Cesar Alves Goulart

Partituras publicitárias antes da era do rádio

Autor: Amilton Godoy, Paulo Cesar Alves Goulart
Editora: A9 Editora
Páginas: 63
Comentário: Livro com CD onde Amilton Godoy se responsabilizou pelas gravações de 15 músicas da época que antecedem o rádio e dedicadas à publicidade e propaganda. Os arranjos das composições não objetivam serem os mais fieis com a data das obras, mas dialogam com o atual em uma releitura do próprio Godoy que interpretou obras de Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Luiza Leonardo Boccanera e outros. Para cada música do CD Goulart escreveu um sucinto e informativo texto onde a objetividade e a clareza se destacam como características marcantes. As ilustrações que permeiam a publicação enriquecem e ajudam no entendimento do trabalho desta dupla que demonstra entrosamento de sobra.

Ivan Barasnevicius

Jazz: harmonia e improvisação

Autor: Ivan Barasnevicius
Editora: Irmãos Vitale
Páginas: 151
Comentário: Jazz: harmonia e improvisação se trata de um guia com os principais tópicos abordados na improvisação jazzística. Esta publicação conta com prefácio escrito pelo Paulo Tiné. Barasnevicius de maneira muito clara e objetiva discorre sobre assuntos importantes para quem almeja improvisar neste gênero musical e outros relacionados não importando o tipo de instrumento melódico/harmônico. O livro possui exemplos tanto voltados para o repertório do jazz como para a música brasileira especificamente em relação a bossa nova e choro. O autor sugere aplicações de várias ferramentas tanto nos contextos tonal como modal, fala sobre as possibilidades, funções e substituições de acordes, escalas e outros assuntos mais.

Jack Lima

Dicionário de Ritmo

Autor: Jack Lima
Editora: Editora SMD
Páginas: 248
Comentário: Este é um material inovador em relação ao estudo da rítmica, já que consta de um dicionário de ritmo baseado na metodologia criada pelo próprio autor Jack Lima. O material além de possuir um excelente acabamento gráfico, aborda assuntos como fórmula de compasso, limatura, progressões rítmicas, motivos, polirritmia, polimétrica, quiálteras além de outros demais temas. O livro se baseia no uso da lógica e da matemática para auxiliarem na assimilação e aprendizagem dos elementos rítmicos e consta de vários exercícios para a fixação do conhecimento dos tópicos propostos. Além de possuir glossário e apêndice, merece destaque a originalidade do pensamento e o rompimento com a tradição no assunto.

José Ivo da Silva

Vigor criativo - Villa-Lobos em seu último período: análise de Fantasia em três movimentos em forma de chôros (1958)

Autor: José Ivo da Silva
Editora: UNESP
Páginas: 183
Comentário: O historiador José Ivo da Silva com muita propriedade discorre sobre as possibilidades de transformações estilísticas de Villa-Lobos em seu último período composicional. O autor faz uma análise bastante minunciosa da obra "Fantasia em três movimentos em forma de chôros" de 1958 abordando aspectos temáticos e formais, modos usados, variações no acompanhamento, texturas, paralelismo, tendência pandiatônica, contrastes, etc. Através de uma abordagem histórica, disserta sobre o termo fantasia desde a renascença até chegar na presente peça analisada. Este livro, resultado de uma dissertação de mestrado, além de tratar do assunto com grande perícia estimula algumas reflexões jamais feitas antes.

Lulu Martin

O som dos acordes: exercícios de acordes para piano de jazz

Autor: Lulu Martin
Editora: Gryphus
Páginas: 68
Comentário: Neste livro o pianista e professor Lulu Martin propõe 38 exercícios no piano, tabelas e soluções relacionadas com harmonia jazzística. Aborda assuntos como o nome dos acordes, escalas usadas em improvisação, notas evitadas, drops, acordes multifuncionais e livres, inversões, cadências, harmonia quartal, etc. É bastante curto, resumido e repleto de dicas harmônicas que podem ajudar em diversas situações seja no acompanhamento ou em momentos de criação tanto harmônica como melódica. Consta de um livro que pode ajudar bastante os pianistas interessados no jazz e assuntos relacionados com a improvisação, composição e arranjo dentro destas estéticas musicais.

Márcia Visconti e Maria Zei Biagioni

Guia para Educação e Prática Musical em Escolas

Autor: Márcia Visconti e Maria Zei Biagioni
Editora: ABEMUSICA
Páginas: 127
Comentário: O presente guia é um trabalho muito bem elaborado pelas autoras que possuem bastante experiência na educação musical. Aborda a didática com crianças a partir dos sete anos de idade de uma forma muito simples e funcional. Dividido por anos (1, 2, 3...), o livro expõe exercícios práticos explicando os objetivos a atingir com os alunos. Atua com temas variados como timbre, dança, os cinco sentidos, música do século XXI, noções teóricas básicas para o professor, além de músicas com suas respectivas partituras na parte final do livro. É uma ótima ferramenta de apoio aos professores de música de escolas regulares do Ensino Fundamental I e II para ajudar no desenvolvimento artístico e intelectual dos alunos.

Marisa Trench de Oliveira Fonterrada

De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação

Autor: Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
Editora: UNESP
Páginas: 364
Comentário: Fonterrada com muita propriedade discorre seu texto desde os gregos até tempos atuais, falando como a música e a educação musical eram tratadas nestes diversos períodos da história. Nesta tese de livre docência, a autora também disserta sobre a música nas escolas públicas brasileiras onde alguns projetos são comentados, propõe alternativas educacionais e comenta sobre questões legais quanto a profissão de professor de educação musical. Após analisar os principais educadores musicais da história como Dalcroze, Shafer, Willems, Kodály, Orff, Suzuki e outros mais, a autora defende veementemente a inclusão da música como relevante na vida escolar através da luta contra a indigência cultural em tempos atuais.

Olmir Stocker (Alemão)

Método de Composição Popular: Diferentes Formas de Harmonizar

Autor: Olmir Stocker (Alemão)
Páginas: 104
Comentário: Muitos métodos de composição são lançados, mas este é bastante peculiar devido a maneira que o autor aborda o assunto e pelo fato de ter folhas desdobráveis que viram grandes partituras. Com exemplos práticos e diversas formas de harmonizar a mesma melodia, o aluno é levado a escrever no próprio livro trechos melódico-harmônicos trabalhando sua criatividade e inspiração. Olmir Stocker (Alemão) discorre sobre os gêneros Jazz, Bossa Nova, Samba, Hino, Valsas e Épico. O livro foi publicado tanto em português como em inglês e possui uma proposta bastante inovadora sobre o tema. Stocker procura despertar a percepção do aluno e acretida que a música não é uma questão de gosto e sim de sensibilidade.

Total de Livros: 20.

Decrescente

Crescente

Página 1 de 2