LIVROS RECOMENDADOS

Nesta área estão alguns trabalhos publicados que o site recomenda que conheça. Trátam-se de livros nos formatos físicos e digitais de autores nacionais que proporcionam riqueza ao saber musical através de reflexões enriquecedoras.


Total de Livros: 20.
Livros iniciando com 'R': 4.

Decrescente

Crescente

Regiane Gaúna

Rogério Duprat: Sonoridades múltiplas

Autor: Regiane Gaúna
Editora: Unesp
Páginas: 220
Comentário: Com prefácio de Alberto Ikeda, este livro redigido por Regiane Gaúna aborda a produção musical de Rogério Duprat e faz um resgate da história deste importante músico brasileiro. Trata de assuntos como tropicália, Música Nova, processo criativo, atuação como professor, o uso da escrita de Qorpo Santo, sua relação com a mídia e a poesia concreta, produção musical, pensamentos e aforismos, além de algumas reflexões interessantes. Esta publicação foi gerada de uma dissertação de mestrado e contém três obras analisadas sendo "Organismo", "Objeto semi-identificado" e a trilha sonora "O pica-pau amarelo". Acompanha um CD com atuação de Rogério Duprat.

Rodrigo Lopes

O conceito de imitação na ópera francesa do sélo XVIII

Autor: Rodrigo Lopes
Editora: Cultura Acadêmica
Páginas: 258
Comentário: Rodrigo Lopes fala sobre assuntos relacionados com a ópera francesa no século XVIII. Discorre sobre temas como a interação da música com o teatro e a literatura, a imitação da natureza como estética dos sentimentos, o movimento das querelas, os paralelos entre a ópera italiana e francesa, teorias da verossimilhança na qual a França demorou mais para se distanciar, a expressão em música, etc. Se baseia com um olhar da estética musical em textos de vários autores e mostra diversas linhas de pensamentos sobre a ópera e como ela deveria se conduzir no contexto da época. Contrapõem de forma interessante estas visões e mostra claramente as transformações destes paradigmas com o passar tempo.

Rogério Costa

Música errante: o jogo da improvisação livre

Autor: Rogério Costa
Editora: Perspectiva
Páginas: 251
Comentário: Este é um livro em que o autor com bastante propriedade discorre sobre vários aspectos da improvisação musical. Aborda assuntos como o ambiente desta prática, o músico como meio, o tempo, dimensões sociais, políticas e educacionais; experiências práticas e outros mais. Relaciona a filosofia de Deleuze e Guattari com a livre improvisação, faz uma revisão bibliográfica comentando várias publicações e discorre sobre a estética da sonoridade. Neste trabalho o músico e pesquisador Rogério Costa demonstra muitas maneiras de encarar o jogo da improvisação e contribui de forma exemplar para o preenchimento de uma infeliz falta de livros sobre o presente assunto em lingua portuguesa.

Roy Shuker

Vocabulário de música pop

Autor: Roy Shuker
Editora: Hedra
Páginas: 327
Comentário: Com tradução de Carlos Szlak, este dicionário possui centenas de verbetes com definições introdutórias de termos, conceitos e expressões. Muitas palavras vem acompanhadas com uma indicação para apreciação de alguns exemplos sonoros relacionados e sugestões de leituras adicionais para o complemento do conhecimento. Bastante organizada e abrangente, esta publicação é resultado de uma vasta consulta bibliográfica. Nas definições Roy Shuker sem ter um compromisso crítico discorreu sobre áres como a indústria cultural, teorias socioculturais, gêneros da música popular, os músicos e o processo de criação, modos de distribuição das gravadoras, terminologias associadas ao consumo, etc.

Total de Livros: 20.
Livros iniciando com 'R': 4.

Decrescente

Crescente

Página 1 de 1