LIVROS RECOMENDADOS

Nesta área estão alguns trabalhos publicados que o site recomenda que conheça. Trátam-se de livros nos formatos físicos e digitais de autores nacionais que proporcionam riqueza ao saber musical através de reflexões enriquecedoras.


Total de Livros: 20.

Decrescente

Crescente

Paulo Cezar Alves Goulart

Música e Propaganda

Autor: Paulo Cezar Alves Goulart
Editora: A9 Editora
Páginas: 158
Comentário: A começar pelo belo acabamento físico, diagramação e figuras oportunas, neste livro objetivo, Goulart discorre sobre seu objeto de pesquisa de forma muito clara. A música e propaganda no Brasil são abordadas pelo autor que disserta desde as partituras e discos de propaganda como brindes de revistas e jornais até chegar ao jingle. Grande nomes como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, Canhoto e outros são lembrados em suas produções de música comercial. Com apresentação de Marcos Júlio Sergl, este material é bastante oportuno para publicitários, músicos e afins, preenchendo assim, parte de uma grande lacuna literária no assunto. Vale destacar os questionamentos elaborados pelo autor.

Regiane Gaúna

Rogério Duprat: Sonoridades múltiplas

Autor: Regiane Gaúna
Editora: Unesp
Páginas: 220
Comentário: Com prefácio de Alberto Ikeda, este livro redigido por Regiane Gaúna aborda a produção musical de Rogério Duprat e faz um resgate da história deste importante músico brasileiro. Trata de assuntos como tropicália, Música Nova, processo criativo, atuação como professor, o uso da escrita de Qorpo Santo, sua relação com a mídia e a poesia concreta, produção musical, pensamentos e aforismos, além de algumas reflexões interessantes. Esta publicação foi gerada de uma dissertação de mestrado e contém três obras analisadas sendo "Organismo", "Objeto semi-identificado" e a trilha sonora "O pica-pau amarelo". Acompanha um CD com atuação de Rogério Duprat.

Rodrigo Lopes

O conceito de imitação na ópera francesa do sélo XVIII

Autor: Rodrigo Lopes
Editora: Cultura Acadêmica
Páginas: 258
Comentário: Rodrigo Lopes fala sobre assuntos relacionados com a ópera francesa no século XVIII. Discorre sobre temas como a interação da música com o teatro e a literatura, a imitação da natureza como estética dos sentimentos, o movimento das querelas, os paralelos entre a ópera italiana e francesa, teorias da verossimilhança na qual a França demorou mais para se distanciar, a expressão em música, etc. Se baseia com um olhar da estética musical em textos de vários autores e mostra diversas linhas de pensamentos sobre a ópera e como ela deveria se conduzir no contexto da época. Contrapõem de forma interessante estas visões e mostra claramente as transformações destes paradigmas com o passar tempo.

Rogério Costa

Música errante: o jogo da improvisação livre

Autor: Rogério Costa
Editora: Perspectiva
Páginas: 251
Comentário: Este é um livro em que o autor com bastante propriedade discorre sobre vários aspectos da improvisação musical. Aborda assuntos como o ambiente desta prática, o músico como meio, o tempo, dimensões sociais, políticas e educacionais; experiências práticas e outros mais. Relaciona a filosofia de Deleuze e Guattari com a livre improvisação, faz uma revisão bibliográfica comentando várias publicações e discorre sobre a estética da sonoridade. Neste trabalho o músico e pesquisador Rogério Costa demonstra muitas maneiras de encarar o jogo da improvisação e contribui de forma exemplar para o preenchimento de uma infeliz falta de livros sobre o presente assunto em lingua portuguesa.

Roy Shuker

Vocabulário de música pop

Autor: Roy Shuker
Editora: Hedra
Páginas: 327
Comentário: Com tradução de Carlos Szlak, este dicionário possui centenas de verbetes com definições introdutórias de termos, conceitos e expressões. Muitas palavras vem acompanhadas com uma indicação para apreciação de alguns exemplos sonoros relacionados e sugestões de leituras adicionais para o complemento do conhecimento. Bastante organizada e abrangente, esta publicação é resultado de uma vasta consulta bibliográfica. Nas definições Roy Shuker sem ter um compromisso crítico discorreu sobre áres como a indústria cultural, teorias socioculturais, gêneros da música popular, os músicos e o processo de criação, modos de distribuição das gravadoras, terminologias associadas ao consumo, etc.

Shirlei Escobar Tudissaki

Ensino de música para pessoas com deficiência visual

Autor: Shirlei Escobar Tudissaki
Editora: Cultura acadêmica
Páginas: 196
Comentário: Este é um livro de grande valia para professores de música que tenham alunos com deficiência visual e interessados no assunto. A pesquisadora abordou temas como adaptações, musicografia braille, reflexões sobre práticas pedagógicas, etc. A produção contem entrevistas com especialistas no assunto além de uma vasta documentação onde se fez um levantamento bibliográfico sobre dissertações e teses brasileiras, além dos documentos oficiais sobre a educação inclusiva. Tudissaki agracia os profissionais da educação musical com uma publicação organizada e pertinente para os dias atuais. Possibilita experiências musicais mais significativas em sala de aula tanto para os discentes como para os docentes.

Viviale Louro

Arte e responsabilidade social: Inclusão pelo teatro e pela música

Autor: Viviale Louro
Editora: TDT Artes
Páginas: 131
Comentário: Os colaboradores Alex Andrade, Flávio Gonzales, Lisbeth Soares e Sérgio Zank produziram alguns dos textos deste livro juntamente com a autora principal: Viviane Louro. A primeira parte discorre através de princípios teóricos sobre legislações, deficiência, música, teatro e inclusão através das artes. Na segunda, a "Trupe do Trapo" (grupo cênico-musical) é o enfoque, onde a organização pedagógica de atividades e outros assuntos mais, são tratados com maestria por Louro. Este é um trabalho estimulante para incluir no teatro e na música pessoas com alguma deficiência. É um material que abre diversas possibilidades para professores em geral e propõe uma reflexão sobre o sentido de se fazer arte.

Viviane Louro

Música e inclusão: múltiplos olhares

Autor: Viviane Louro
Editora: Som
Páginas: 282
Comentário: Viviane Louro ao organizar este livro de cunho interdisciplinar reuniu vários autores de áreas diversas que contribuiram com suas respectivas visões da música no contexto da inclusão. É um livro de fácil leitura, que vai direto ao assunto e interessante para aqueles que atuam com arte de uma forma geral e especificamente professores de música. Esta publicação trabalha assuntos como a relação da música com a medicina, psicologia e musicoterapia; pedagogia e psicomotricidade, tecnologias inclusivas, relatos de pais de alunos com alguma deficiência, aspectos históricos, inclusão na universidade, etc. Louro conseguiu reunir perpectivas variadas em múltiplos olhares sobre o contexto da educão musical inclusiva.

Viviane Louro

Fundamentos da Aprendizagem Musical da pessoa com deficiência

Autor: Viviane Louro
Editora: Editora Som
Páginas: 314
Comentário: Neste livro, Louro agracia o leitor com uma grande fundamentação e resultados de experiências vividas em suas aulas e pesquisas relacionadas com a aprendizagem musical da pessoa com deficiência. Através do auxílio da psicomotricidade a autora discorre sobre o seu método de ensino e abordagem. Propõe formas de proceder e conduzir as aulas para o perfil de aluno com déficit de cognição. Este material conta com a contribuição dos autores Luís Alonso e Sidney Molina respectivamente com seus textos. Aborda assuntos como terminologias, comportamento familiar, legislação, processo de aprendizagem, plasticidade cerebral, etc. Este é um grande trabalho para educadores musicais e afins.

Viviane Louro

Educação musical e deficiência: propostas pedagógicas

Autor: Viviane Louro
Editora: Ed. do Autor
Páginas: 191
Comentário: Na primeira parte deste livro a autora juntamente com a colaboração de Luís Garcia Alonso e Alex Ferreira de Andrade, aborda as possibilidades de adaptações tanto pedagógicas como em diversos contextos do fazer musical da pessoa com deficiência. Discorre de forma geral sobre as deficiências, psicomotricidade, aprendizagem musical e outros assuntos relacionados. Já na segunda parte, Louro apresenta jogos com seus respectivos objetivos, regras, materiais, princípios e observações; mais algumas atividades pedagógico-musicais, onde com muita propriedade, compartilha suas reflexões e resultados nas experiências realizadas. É um material bastante atual e útil para professores de música em geral.

Total de Livros: 20.

Decrescente

Crescente

Página 2 de 2