PENSAMENTOS

Aqui é possível verificar alguns pensamentos que promovam reflexões sobre assuntos relacionados com a música e arte de maneira geral. Todas as citações utilizam o critério de serem retiradas de fonte primária, sendo assim, não fazendo uso de apud (citado por, conforme, segundo). As referências mostram as informações contidas nos livros originais e nos eventuais casos de omissão de dados é porque não existiam nas referidas publicações.


Total de pensamentos: 18.

Decrescente

Crescente


"Se imitar musicalmente a natureza consistir em apenas trazer "pronto" o que deve ser visto, o já constituído, o já percebido, apresentando apenas o audível já ouvido, e o visível já visto, que poder evocativo e que valor artístico teria essa obra?"

Yara Borges Caznok

CAZNOK, Yara Borges. Música: entre o audível e o visível. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2008, p. 226, (Arte e Educação).

"A música convida ao movimento, à expresão, à integração."

Viviane Louro

LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012, p. 192.

"Dar significado estético a um discurso musical significa explicitar a incerteza e gozá-la como altamente desejável."

Umberto Eco

ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminações nas poéticas contemporâneas. Tradução de Giovanni Cutolo. São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 140.

"... a afirmação de que as obras-primas da música moderna são mais cerebrais e têm menos caráter sensível do que as tradicionais representa uma pura projeção da incapacidade de compreender."

Theodor W. Adorno

ADORNO, Theodor W.. Filosofia da nova música. 3. ed. Tradução de Magda França. São Paulo: Perspectiva, 2002, p. 19.

"Dedu-ze, e este é um ponto essencial, que a música não evoca emoções de acordo com a história pessoal de cada um, mas que ela de fato as provoca."

Sonia Regina Albano de Lima

LIMA, Sonia Regina Albano de. A dimensão comunicativa da linguagem musical. In: SEVERINO, Francisca Eleodora Santos; LIMA, Sonia Regina Albano de (Org). Mosaicos: arte, cultura e educação. São Paulo: Todas as Musas, 2011, p. 40.

"A música é arte e ciência, dois elementos que correspondem a um processo evolutivo do ser humano."

Rolando Benenzom

BENENZOM, Rolando. Teoria da musicoterapia: contribuição ao conhecimento do contexto não-verbal. Tradução de Ana Sheila M de Iricorchea. São Paulo: Summus, 1988, p. 11.

"Tal é a função da arte: abrir novos modos de percepção e retratar estilos de vida alternativos. A arte está sempre do lado de fora da sociedade, e o artista nunca deve esperar obter popularidade facilmente"

Raymond Murray Schafer

SCHAFER, Raymond Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente - a paisagem sonora. Tradução de Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2011, p. 332.

"... a música guarda em si um potencial que foi quase, mas não inteiramente, perdido para nós, e que existem alguns pontos abismais em nosso "desenvolvimento" musical que precisam ser social e individualmente reequilibrados, para nosso próprio bem-estar físico e psísico."

R. J. Stewart

STEWART, R. J. Música e psique: as formas musicais e os estados alterados de consciência. 10. ed. Tradução de Carlos Afonso Malferari. São Paulo: Cultrix, 1995, p. 23.

"... a matemática não pretende explicar completamente a música e nem o contrário, assim, como quaisquer outras relações estabelecidas estre duas capacidades intelectuais não apresentarão tal objetivo, até porque cada aptidão possui natureza própria, impossível de se determinar totalmente a partir de estrutura/dinâmicas pertinentes a outra competência"

Oscar João Abdounur

ABDOUNUR, Oscar João. Música e matemática: o pensamento analógico na construção de significados. 3. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2003, p. 299, (ensaios transversais).

"É bom que você entenda que arte - e aqui me refiro especificamente à música - não é uma questão de gosto. Temos de exercitar nossa compreensão, ou seja, é preciso que nosso entendimento emocional seja bem desenvolvido, através da nossa sensibilidade"

Olmir Stocker "Alemão"

STOCKER, Olmir. Método de composição popular: diferentes formas de harmonizar. São Paulo, p. 2.

Total de Pensamentos 18.

Decrescente

Crescente

Página 1 de 2