PENSAMENTOS

Aqui é possível verificar alguns pensamentos que promovam reflexões sobre assuntos relacionados com a música e arte de maneira geral. Todas as citações utilizam o critério de serem retiradas de fonte primária, sendo assim, não fazendo uso de apud (citado por, conforme, segundo). As referências mostram as informações contidas nos livros originais e nos eventuais casos de omissão de dados é porque não existiam nas referidas publicações.


Total de pensamentos: 28.

Decrescente

Crescente


"A música é uma linguagem. O homem quer, através dessa linguagem, expressar ideias, não ideias transformáveis em conceitos, mas ideias musicais"

Anton Webern

WEBERN, Anton. O caminho para a nova música. Tradução de Carlos Kater. 1. ed. São Paulo: Novas Metas, 1984, p. 106.

"... minha crítica não atinge, mesmo que o desejasse, ao mestre que anseia a tonalidade, mas somente à sua crença, à superstição que superestima sua importância e sua necessidade teórica"

Arnold Schoenberg

SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Tradução de Marden Maluf. 1. ed. São Paulo: UNESP, 2001, p. 545.

"A rejeição da dissonância é uma questão de hábito [...] e de preguiça"

Augusto de Campos

CAMPO, Augusto de. Música de invenção 2. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2016, p. 40. (Signos música, 16).

"Se para o filósofo só existe na natureza tanto animada como inanimada um único e mesmo querer que aspira à existência, o músico acrescenta que esse querer procura em todos os seus estágios exprimir-se nos sons"

Friedrich Wilhelm Nietzsche

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O caso Wagner. Tradução de Antonio Carlos Braga e Ciro Mioranza. 1. ed. São Paulo: Editora Escala, 2007, p. 41. (Grandes Obras do Pensamento Universal - 86).

Total de Pensamentos 28.

Decrescente

Crescente

Página 1 de 7